Desde a época da faculdade que a Adriana Rodrigues viu sua paixão por pilates aumentar cada vez mais. Depois de alguns anos se especializando na área, hoje ela é parceira do Gympass com seu Studio de Pilates Adriana Rodrigues, localizado no bairro do Jabaquara, em São Paulo.

No nosso bate-papo, ela contou como foi a trajetória, as análises de mercado que realizou para atingir um público específico e suas adaptações no período de pandemia.

Conte um pouco pra gente como foi o início da sua conexão com o pilates e como ele se tornou uma profissão.  

Adriana Rodrigues  Assim que me formei em Educação Física, trabalhei em algumas academias conceituadas, e foi nesses ambientes que comecei a ter contato com o pilates. Resolvi entender melhor como funciona e quais eram os seus benefícios, gostei tanto que passei a me especializar na modalidade, fazer diversos cursos para ampliar o meu conhecimento e atender da melhor forma possível os meus alunos. Desde então o pilates se tornou uma verdadeira paixão na minha vida.

Quando foi criado o Studio Feminino De Pilates Adriana Rodrigues?

AR O studio foi uma concretização de um sonho meu e do meu esposo – meu sócio. Como eu já estava trabalhando somente com o pilates, e o meu esposo no ramo imobiliário, tínhamos a vontade de investir em algo, então vimos aí a possibilidade de montar o nosso próprio studio. 

Começamos desenhar, elaborar, planejar, organizar, e trabalhar muito. Até que no dia 04/06/2018 inauguramos o nosso primeiro studio, e hoje já estamos vendo a oportunidade de abrirmos a segunda unidade.

No início das atividades do Studio, como você identificou uma oportunidade em segmentar seu público e quais mudanças ocorreram posteriormente?

AR –  Na minha trajetória tive a oportunidade de trabalhar somente com o público feminino, a princípio a ideia seria abrir um studio voltado somente para esse nicho de mercado. Porém com o passar do tempo sentimos a necessidade de ampliar para um ambiente mais completo, onde eu pudesse atender toda a família.

Com o retorno mais efetivo das atividades pós-pandemia, quais medidas o Studio adotou para continuar empreendendo e engajando os alunos?

AR – Com o retorno pós-pandemia, tivemos que adotar as regras do Ministério da saúde, como: tapetes sanitizantes, álcool em gel etc. Como estou hoje localizada dentro de um condomínio comercial, antes da subida de cada aluno a recepção afere a temperatura e só é liberado o acesso no horário de cada aula, para evitar aglomeração dentro do studio. Reduzi o tempo de aula para que possamos higienizar todos os aparelhos a cada final de aula. Como adotei desde o início todas as medidas de segurança, o meu público se sentiu seguro para a retomada das aulas, não tive evasão de alunos, pelo contrário, entraram vários alunos novos, desde então.

Atualmente é notável a baixa presença de afro empreendedores no ramo de atividade física – assim como em outros ramos. Como é para você encarar essa carência de representatividade/ proporcionalidade de profissionais negros no mercado fitness?

AR – Realmente é notável a falta do negro empreendedor nesse mundo a carência existe, porém hoje me vejo como uma grande fonte de incentivo para que possamos mudar esse quadro.

Com o dia da Consciência Negra se aproximando, qual é a mensagem de empoderamento que o Studio Feminino de Pilates gostaria de passar para nossos leitores e novos empreendedores?

AR – Nunca devemos deixar que o nosso tom de pele impeça de corrermos atrás dos nossos sonhos. A partir do momento que acreditamos em nós, nos nossos ideais, devemos lutar para que deixe de ser somente um sonho e sim uma realidade. Acredite em você mulher, na sua força em primeiro lugar. 

Bacharel e Licenciatura em Educação Física pela UniBan. Pós-graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde pela FMU; Formação em Pilates – VOLL; Especialista em Pilates na Patologia da Coluna, MIT, Pilates para Gestantes, Pilates Kids e Cadilac Fly.