Saber reestruturar um negócio e trazer novas visões de mercado foram as chaves de sucesso para empresas que se viram impactadas pela pandemia.

A Academia FitClass foi um exemplo de superação. Com uma queda expressiva do seu faturamento nos primeiros 120 de pandemia, a unidade do M´boi Mirim (São Paulo) criou novas alternativas para reter seus usuários e, atualmente, já triplicou o número de check-ins, comparado com os meses anteriores à pandemia.

Diante destes surpreendentes dados, batemos um papo com o dono da rede, Fábio Cordon, sobre seu início no mercado fitness, suas estratégias de mercado, parceria com o Gympass e dicas para novos empreendedores.

Como começou sua vivência no mercado fitness e há quanto tempo você se dedica ao seu negócio?

Fábio Cordon – Comecei no ano de 2002 com a inauguração da FitClass. Juntamente com o meu irmão e sócio, Daniel, resolvemos montar uma academia no bairro do Capão Redondo, por entendermos que na época não existiam na região academias que entregassem o serviço adequadamente, ou pelo menos, da forma que os usuários gostaríamos de receber. Vimos uma oportunidade de mercado, mesmo nenhum dos dois sendo da área Fitness (não de formação). De lá para cá são 19 anos nos dedicando a FitClass, atualmente com 03 unidades.

Para definir o foco da sua empresa, vocês pensaram em alguma estratégia de atuação, avaliação do público ou outros métodos de percepção de mercado?

FC – Sempre fomos frequentadores de academias e moradores do bairro, com isso sabíamos o que os consumidores queriam. No início de tudo, nos baseamos nesta percepção e também visitando e conhecendo outras academias em bairros de maior poder aquisitivo e academias de rede.
Conforme o negócio foi ganhando corpo, crescendo, as necessidades da academia foram mudando e a exigência do nosso cliente também. Quem não gosta de coisa boa? Passamos a realizar pesquisas semestrais, conversando e através de questionários com nosso cliente, baseado nas respostas montamos alguns perfis, personas doS nossos clientes para ajustarmos as melhores práticas de gestão, marketing, comunicação, formatação de produtos, contratação e treinamentos da equipe.
Também passamos a participar de feiras nacionais do ramo e mais recentemente, feiras internacionais.
Usamos o NPS para medir o nível de satisfação dos clientes com a academia e monitorar constantemente redes sociais para ver como a academia é avaliada e o que os clientes comentam.

Há quanto tempo você é parceiro do Gympass?

FC – Começamos a parceria com o Gympass no ano de 2017 e acho até que demoramos demais para começar, mas muito porque tínhamos a visão equivocada que o Gympass iria “roubar” nossos clientes e levar para outras academias. Felizmente no ano de 2017, na IRHSA, em Los Angeles, conheci os fundadores e gestores do Gympass, Cesar, Marco e Rafael e eles me deram uma aula do que era o Gympass. De lá para cá a parceria tem sido muito boa!

Com a pandemia, sua empresa sofreu algum impacto?

FC – Sim, tivemos grande número de cancelamentos e não-renovações, perdemos cerca de 70% dos nossos clientes ativos durante os primeiros 120 dias da quarentena em 2020. Para piorar, havíamos inaugurado 02 unidades entre setembro de 2019 e janeiro de 2020.

Comparando com sua estabilidade antes da pandemia, atualmente vocês já conseguiram recuperar o patamar anterior? Quais estratégias usaram para voltar a crescer? A frequência de usuários do Gympass ajudou neste restabelecimento?

FC – Felizmente sim, hoje já estamos em um patamar superior ao da pré-pandemia, inclusive no número de check-ins mensais do Gympass, que já é mais do que o triplo do período pré-pandemia e continua crescendo. Saber que uma boa parte do faturamento vem do Gympass é importantíssimo para o planejamento das ações da empresa.

Utilizamos de muitas estratégias, dentre elas mantivemos aulas online e treinos para fazer em casa dentro nosso aplicativo, disponibilizando para todos, clientes ativos, inativos, clientes Gympass e quem nunca havia sido clientes, trabalhamos fortemente a carteira de clientes durante a pandemia. Também trabalhamos muito com a comunicação voltada para os benefícios da atividade física na prevenção e combate dos sintomas da Covid-19.

Para as empresas fitness que ainda estão no processo de recuperação, qual mensagem você poderia compartilhar como empresário?

FC – Definir com precisão seu público alvo, o perfil do seu cliente, o que ele quer e direcionar todas as ações para este público é fundamental, pois poupa energia, diminui o esforço e gastos com divulgação nos meios digitais e aumenta as vendas. Saber quem vai atender, como atender e se especializar nisso.
Cortar despesas que não ajudam na entrega do serviço, treinar a equipe constantemente, dar boas condições de trabalho e criar uma cultura de atendimento ao cliente, tratar o seu colaborador e o cliente de fato como você gostaria de ser atendido e não fazer distinção alguma. Por exemplo, vemos muitas academias diferenciando o tratamento dado ao cliente que compra um plano da academia e o cliente que é Gympass. Na FitClass não há essa diferenciação, os mesmos benefícios são para ambos. Se o cliente Gympass estiver satisfeito, ele vai indicar a academia, seja para alguém com ou sem Gympass, então temos a oportunidade de vender um novo plano ou conquistar mais um usuário Gympass.