Diante de um mercado cada vez mais competitivo, o que irá diferenciar a sua academia, estúdio, box ou escola de todas as outras são as pessoas que nela trabalham e podem ou não prestar um serviço com excelência e qualidade. Ter uma equipe de colaboradores satisfeitos, felizes e motivados está diretamente ligado a grandes resultados!

As empresas não crescem sozinhas, elas dependem das pessoas! Por isso, dedique-se a elas!

  1. Dedique-se a encontrar a pessoa certa!

O primeiro ponto que é necessário pensar e dedicar muito tempo é a escolha de talentos. Escolher a pessoa correta para a função aumenta muito a eficiência em sua academia. A pessoa certa é aquela que tem a combinação exata de conhecimento, experiência e características comportamentais que se encaixam no perfil de sua academia e no seu jeito de trabalhar.

Além disso, a escolha correta da pessoa reduz o turn over de sua academia, o que faz com que a academia não precise regularmente treinar novas pessoas e passa a ter tempo para recapacitá-las e, dessa maneira, melhorar o nível de serviço e consequentemente seu resultado.

  1. Dê um propósito!

Depois de escolher as pessoas certas é importante dar um propósito para elas, elas tem que saber o porquê de fazer seu trabalho. As pessoas precisam acreditar no mesmo propósito que o dono da academia, saber quais são seus objetivos, como ele pode influenciar a sociedade (seja de forma global ou local).

Compartilhe seu sonho e venda sua academia de forma inspiradora! Só assim os colaboradores de sua academia se envolverão na empresa de uma forma a serem eficazes o suficiente e muitas vezes superar as expectativas em suas tarefas.

  1. Mostre toda a engrenagem!

O sentido de pertencimento, de saber a importância de seu trabalho faz com as pessoas se dediquem mais e estejam mais motivadas a entregar seus resultados. E é muito importante que cada colaborador saiba seu papel e que o resultado do todo depende da dedicação de cada um.

A ideia de fazer parte de um grupo e de saber que seu trabalho contribui para o sucesso de uma organização é de extrema importância para o ser humano.

  1. Seja transparente e justo

As pessoas não querem privilégios, elas querem ser tratadas de forma transparente e justa. Os privilégios quebram a confiança e geram impactos negativos nas relações pessoais dentro da academia e consequentemente nos resultados.

A justiça e a transparência geram confiança, que é a plataforma em cima da qual se pode construir excelência

  1. Escute seu time!

Escutar o que as pessoas tem a dizer traz muitos benefícios!

Primeiro porque elas se sentem importantes e valorizadas.

Segundo, as pessoas podem trazer situações que passam no seu dia a dia, que muitas vezes o gestor da academia não sabe, por exemplo, a recepcionista de sua academia pode estar com problemas estruturais na recepção (a cadeira não está boa, o computador está travando e etc) e muitos clientes falam sobre alguma sugestão e/ou reclamação com os professores e recepcionistas e não vão até os gestores .

Terceiro: Acredite! Muitas vezes uma solução para um problema ou uma ideia incrível vem de onde menos você espera!

  1. Seja o exemplo!

Sabe aquela história de liderar pelo exemplo? É verdade!

Não espere que as pessoas se comportem de uma maneira diferente da sua. Coloque toda sua energia para fazer acontecer que as pessoas irão atrás de você! Esteja disponível e presente para sua equipe.

  1. Delegue!

O gestor não precisa se envolver em cada detalhe dos projetos e atividades da academia. Se todos estiverem bem alinhados com os objetivos a serem alcançados e bem preparados para exercer suas funções, os resultados serão alcançados.

Além disso as pessoas se sentirão mais importantes e parte envolvida no processo.

  1. Dê feedback!

Reúna-se com frequência com sua equipe para mostrar o que você está pensando sobre o trabalho desenvolvido até ali. Elogie o desempenho satisfatório e mostre os pontos que ainda devem ser melhorados.

Elogie individualmente em público e critique em particular!

  1. Celebre as conquistas!

Se a sua equipe alcançou uma meta ou solucionou aquele problema que parecia impossível, é preciso celebrar! Você não precisa fazer nada extravagante, pode apostar em um café da manhã ou happy hour. Até um elogio formal, com cópia para toda a academia, pode ser uma maneira eficaz de agradecer o esforço do seu time.

  1. Conheça cada pessoa de sua equipe!

Lembre-se que antes de qualquer coisa, seus colaboradores tem famílias, amigos, problemas e etc. É muito importante que conheça a realidade de cada um.

Uma simples pergunta se o filho de seu colaborador melhorou do resfriado ou de como foi a viagem do fim de semana faz toda a diferença. Mostre que se importa com eles.

Tenha certeza que uma pessoa tranquila em sua vida particular será uma pessoa mais feliz e produtiva em sua vida profissional!

Por: Mauro Bezerra

Mauro conta com mais de 20 anos de experiência no mercado fitness, onde trabalhou como gestor de grandes redes no Brasil como Bodytech e KS, com 2 pós graduações técnicas na área de fitness e MBA em Gestão de Recursos Humanos. Foi consultor de negócios fitness e conferencista em cursos, seminários e congressos no Brasil. É Brasileiro, do Rio de Janeiro e tem 40 anos.

Começou a trabalhar no Gympass em 2013, no time de academias, foi Supervisor Regional do Rio de Janeiro e Gerente de Suporte Internacional de Gympass. Agora desempenha o cargo de Diretor de Expansão de Academias.

mauro1

Mauro Bezerra