Na verdade, VENDER deve ser sempre seu objetivo como um empresário fitness! Com a crise que se instalou em nosso país – primeiramente moral e política, mas que se refletiu na economia – os clientes passaram a ficar mais cautelosos e seletivos para comprar. E se o cliente não COMPRA, porque você não experimenta VENDER para ele?

Exemplificando de forma prática como isso acontece em uma academia, suponha que o cliente entre em sua empresa e diga que quer se matricular. Nesse caso, ele está COMPRANDO o seu serviço e tudo fica mais fácil! Assim era até pouco tempo atrás: mesmo sem fazer nada, os clientes entravam na sua academia já decididos a comprar!

Por outro lado, se o cliente entra, conhece seu espaço, e diz que “vai pensar”, que “depois volta” ou outra objeção qualquer, e sua equipe de vendas, com habilidade e técnicas treinadas, consegue reverter essa situação e fazer com que o cliente se matricule, isso é uma VENDA!

Perceba que a compra pressupõe uma atitude passiva da sua equipe e a venda pressupõe uma atitude muito mais ativa! As academias que não estiverem tendo esse tipo de atitude, provavelmente estão com um discurso de que a culpa da atual situação ruim é da crise! Sua atitude como gestor determina a atitude de sua equipe de vendas e o sucesso de seu empreendimento! Com crise ou sem crise, sempre será assim!

Para ter uma atitude mais positiva com relação às vendas, primeiro é necessário planejamento e estratégia. Com o mínimo de organização e planejamento, delineando processos e treinando seu time, seus resultados serão diferentes!

Além disso, vale a pena desenvolver a Tríade do Bom Vendedor, sustentada por esses três pilares:

  • Conhecer a si mesmo: tem a ver com essa mudança de atitude – sua e de sua equipe.
  • Conhecer o cliente: diversas pesquisas na área da psicologia ajudam a entender o comportamento do cliente e ajustar seu atendimento e técnicas de vendas para ter mais fechamentos.
  • Conhecer o produto que vende: sua equipe de vendas deve estar instruída sobre todas as nuances de cada modalidade para poder apresentar a solução adequada para o problema do cliente. Além disso, a prática da atividade física na sua academia deve ser constante! Como vender um serviço que a equipe nem utiliza?

Planejar, ajustar processos, treinar e desenvolver sua academia são os segredos para superar as dificuldades que ora se apresentam e estão levando centenas de empresas a fecharem suas portas! Você vai fazer diferente ou vai ser o próximo?

  • Leo Alevatto é CEO da Revista Empresário Fitness, uma das maiores revistas de comunicação da área fitness do Brasil.
  • Também é dono da Consultoria L.A. Fitness.