Provavelmente você não está interagindo com seus alunos pessoalmente no momento, mas temos novidades: estamos em 2020 e a internet é uma poderosa ferramenta de engajamento, mesmo à distância. Desta forma, educadores físicos, instrutores e demais profissionais da área podem aproximar as pessoas oferecendo suas aulas ao vivo online. 

Para te ajudar a começar, listamos abaixo quais são melhores práticas para você proporcionar a atmosfera perfeita aos seus alunos durante sua primeira transmissão online.

Como organizar seu espaço físico

Proporcionar uma experiência de alta qualidade hoje em dia tem menos a ver com equipamentos sofisticados e mais com encontrar a melhor iluminação, posicionamento do ângulo da câmera e acústica no seu espaço. Se você tem a câmera de um celular e alguns acessórios, é possível produzir resultados incríveis, parecendo uma estrutura profissional que os alunos irão adorar.

Organize o Cenário

Limpe os móveis e retire as decorações e equipamentos enquanto você grava. Você também pode limpar ou retirar algum objeto que cause distração, para criar o senso de ordem e consistência. Utilize o mesmo ambiente em todas as transmissões online.

Iluminação

Durante as transmissões das aulas é necessário que o aluno acompanhe toda série de exercícios. Utilize um kit de iluminação LED de 12 polegadas ou se o ambiente permitir, aproveite a luz natural. Se utilizar a iluminação de uma janela, aproveite para agendar as aulas durante os horários no início da manhã até o início da tarde, caso contrário a iluminação poderá ser comprometida – dado que pode haver o aparecimento de muitas nuvens, por exemplo.

Estabilidade da Câmera

Evite realizar vídeos trêmulos faça uso de um tripé ou algum suporte parecido. Caso não tenha nenhum desses recursos, seja criativo e empilhe livros para apoiar seu telefone.

Acústica

A qualidade do som pode ser a parte mais díficil de se criar no espaço físico, especialmente no ambiente residencial. Para impedir que o som faça eco, preencha o espaço com materiais macios que absorvam as ondas sonoras. Posicione almofadas, travesseiros ou cobertores ao redor da câmera. Também é possível reproduzir um som com uma melhor qualidade utilizando dois aparelhos: posicione a câmera de 10 a 15 metros do instrutor e em seguida, utilize um dispositivo menor para gravar o som. Se você utiliza um telefone, fone de ouvido ou microfone, não terá muita diferença, desde que o educador físico se articule claramente e permaneça dentro do alcance do som.

Escolha da Música

É essencial ter cuidado ao escolher a playlist durante a aula, mas atente-se se não está usando trilhas sob as quais não tem direito, pois isso poderá ser um problema. Por mais que você tenha assinatura de aplicativos de streaming como o Spotify ou Deezer, isso não significa que é permitido colocar durante as aulas.

Empresas com direito de música, como ASCAP e BMI, têm a reputação de serem litigiosas. Nossa recomendação é que use os participantes usem suas próprias listas de reprodução ou dê preferência para as músicas sem royalties.

Escolha a Melhor Roupa 

Sugerimos que utilize roupas coladas ao corpo para que os alunos possam ver e copiar seus movimentos. É também recomendável que o instrutor utilize roupas sem estampas para que não causem distração na tela. Cores sólidas, por exemplo, que se destacam com o plano de fundo do ambiente. Ao usar um padrão de roupa, certifique-se como os alunos irão ver e se a imagem não ficará distorcida.

Teste, Teste, Teste!

Antes de iniciar as transmissões online, teste tudo. Faça um teste e peça ajuda a um amigo para acompanhar a transmissão: para assegurar de que a câmera está estável, a iluminação está boa e o som está ligado. Recomendamos executar um teste de velocidade da internet também – é gratuito e você garante que sua conexão está forte.

Afinal, qual é o segredo para realizar uma aula online de qualidade?

Comunicar, Comunicar, Comunicar

Embora você não consiga dar o mesmo tipo de suporte que normalmente daria pessoalmente no seu espaço físico, você precisa continuar se comunicar com seu público.

  • Descrição da aula: quando você começa a promover sua aula, é importante definir expectativas claras para os alunos e passar as principais informações sobre ela. Explique que tipo de equipamento eles precisam, como devem se vestir e a que horas o instrutor começará a transmissão. Os participantes provavelmente vão querer saber se suas câmeras estarão visíveis após ingressar na sessão e se a gravação será publicada online após o término da aula, seja no próprio stories/youtube ou em outro lugar.
  • Materiais para inscrição: alguns instrutores começam as aulas perguntando se alguém possui alguma lesão, mas no contexto virtual, isso pode não acontecer porque dependendo da sua plataforma de transmissão você não tem interação direta com os alunos. É recomendado, portanto, que os instrutores demonstrem movimentos alternativos ao longo da aula – assim os participantes com lesões ou problemas específicos tem opções de treino inclusivas. 
  • Configurações de transmissão: a maioria dos serviços de transmissão possibilita que você escolha algumas permissões de interações dos alunos. Dependendo da quantidade de aluno na aula, você deve considerar que não será possível acompanhar todas as interações. Caso contrário, você será obrigado a lidar com comentários impróprios, problemas com som e interrupções de ruídos causado pelos alunos. Se você remover a opção do microfone dos alunos, os informe como devem falar com os instrutores em caso de dúvidas ou perguntas, você pode sugerir os meios de chat ou texto, por exemplo.
  • Mensagem de Boas-Vindas: ao iniciar sua transmissão, os alunos vão se conectar em momentos diferentes. Para manter todos na mesma página, escreva uma mensagem de boas-vindas na descrição do vídeo ou no pop up da tela. Na sua mensagem de boas-vindas escreva quais são as boas práticas da aula online, explique os recursos de vídeo, áudio e bate-papo. Você também deve escrever aos alunos como eles podem entrar em contato com o instrutor e personalizar a mensagem com uma saudação amigável. 

Sugestões de Práticas Verbais e Demonstrações

Evite que os alunos se sintam isolados, faça a demonstração dos exercícios um pouco mais longas dando dicas de como executar o movimento. É importante que você seja detalhista nisso porque você não está presente fisicamente para corrigi-los. Antes de iniciar a aula, enfatize os movimentos que os alunos têm maior dificuldade de fazer corretamente e sugira outra maneiras de realizar, demonstrando sob vários ângulos. Seja criativo, nunca se sabe o que pode acontecer.

Pode ser um desafio tornar as aulas online pessoais, mas você pode criar uma atmosfera convidativa, conversando com os alunos, os chamando pelo nome e até mesmo interagindo pelo canal do bate papo. A maioria das plataformas de transmissão permite que você veja a lista dos participantes, use isso ao seu favor dando gritos de emoção e incentivo individual.

Por fim, faça uma demonstração um exercício opcional com a movimentação difícil e fácil de realizar, para que o exercício seja acessível para todos os alunos presentes com diferentes níveis de habilidades de execução.

Lidere sua Comunidade

Traga todas as suas boas energias e diga às pessoas como é incrível que elas estão lá. Nesse tempo de incertezas, é importante ter pessoas motivadas e engajadas. Antes de começar a aula, reserve 5 minutos para ter uma conversa informal com os alunos e pergunte se eles tem alguma dúvida. Essa é uma ótima maneira de mantê-los perto e conectados.

Aulas ao Vivo com Gympass

Aulas ao Vivo BETA é uma solução gratuita para parceiros Gympass que permite a continuidade online das aulas.  Com o Aulas ao Vivo BETA, academias e estúdios parceiros podem agendar suas aulas ao vivo – e  alunos podem reservá-las por meio do site ou app do Gympass, sem precisar sair de casa.

Quer ativar a funcionalidade? Registre-se aqui.

Comments

comments