Famílias no mundo todo estão aprendendo agora a como manter suas rotinas – que variam desde lições de tabuada a salas de reunião improvisadas – em um espaço interno compartilhado. Permanecer em casa também permite que oportunidades únicas surjam – como o tempo entre pais e filhos juntos – e muitos pais têm considerado uma tarefa desafiadora manter todos engajados e ativos.  

Academias e estúdios podem ajudar famílias a aproveitarem o momento unidos oferecendo aulas online, feitas para todos os integrantes. Confira 7 dicas importantes para desenvolver um treino/aula online adequada para todas as faixas etárias: 

1. Foque em exercícios aeróbicos   

Com espaço limitado dentro de suas casas ou apartamentos, a maioria das pessoas não consegue atingir a marca 10 mil passos  – ou sequer a metade disso – por dia. Mas não é preciso ir muito longe em um treino para colocar os alunos em movimento e aumentar a frequência cardíaca.  

Sugira diferentes exercícios aeróbicos: são uma ótima alternativa para impulsionar os níveis de endorfina, melhorar o funcionamento dos pulmões, aliviar o estresse e melhorar a qualidade do sono. 

Sem contar que atividades de alta intensidade são uma ferramenta poderosa para crianças gastarem energia – o que pais sem dúvidas apreciam. 

2. Use exercícios conhecidos de calistenia   

Aposte em exercícios que crianças já conhecem, assim você não precisará ficar tanto tempo explicando complicados movimentos. 

Aqui estão alguns exemplos de exercícios calistênicos que são bons tanto pra crianças quanto para adultos que pretendem ganhar mais força e condicionamento físico: 

  • Polichinelo 
  • Flexão de braço 
  • Abdominal
  • Afundo 
  • Prancha
  • Burpees

Como em qualquer aula para iniciantes, você deve demonstrar opções do movimento – como por exemplo, colocar os joelhos no chão ao fazer flexões. Pequenos ajustes garantem até que crianças menores consigam manter o ritmo da aula..

3. Conduzir uma aula simples de Yoga 

Geralmente os pequenos são mais flexíveis e adoram mostrar suas habilidades com movimentos de yoga. Para deixar mais divertido, você pode propor um jogo em que o intuito é incentivar a memorização de nome das poses do yoga (a maioria delas se referem a animais) e pedir para que criem uma coreografia com base nos nomes.  

Veja alguns movimentos para iniciantes que você pode incluir na sua aula para a família:  

Posições com apoio dos pés:  

  • Montanha
  • Cachorro olhando para baixo
  • Triângulo 
  • Árvore 
  • Cadeira 
  • Águia 

Posições no Mat: 

  • Gato 
  • Vaca 
  • Bebê feliz
  • Barco
  • Ponte 
  • Camelo 

Mantenha um ritmo alternado de programação da aula e de coreografias para proporcionar uma experiência única toda vez que as pessoas se conectarem. Com o tempo, os alunos vão se familiarizar com as posturas – o que lhe permitirá colocar uma rotina extra de exercícios aeróbicos, como um flow de Vinyasa. 

4. Comece com toda a energia 

Particularmente no caso de aulas online, os primeiros 5-10 minutos são os mais críticos. Durante este período, participantes vão decidir se devem continuar até o final da sessão ou mudar de treino. Para mantê-los engajados, comece a aula com entusiasmo e muita energia. Mantenha um tom de voz confiante e animado, aposte em movimentos corporais enérgicos e uma música que case com toda esta atmosfera.    

5. Conte com assistência  

É difícil acompanhar a execução de movimentos dos alunos enquanto você também está no meio de um exercício. Se tiver outra pessoa que more com você, pergunte se ela pode participar da aula. Assim ela lhe ajuda demonstrando os exercícios enquanto você fica de olho nos alunos e os orienta mais aprofundadamente se for preciso. 

Ter um assistente também lhe oferece mais oportunidades para engajar com os participantes diretamente, e a interação entre duas pessoas pode deixar a produção em geral mais interessante e dinâmica. 

6. Dance! 

Se está organizando uma aula com crianças, reserve os últimos cinco minutos para deixá-los livres para dançar ou fazer qualquer outro tipo de atividade de queiram. Dançar os ajuda a se expressarem melhor e a gastar energia. Aliás, eles provavelmente também adorariam ver o seu instrutor entrar na brincadeira! 

7. Mantenha a perspectiva em mente 

O mais importante de oferecer aulas online para a família é garantir que todos se divirtam – as crianças não precisam seguir a execução à risca, por exemplo, já está de bom tamanho se estiverem entretidas e ativas.

Além disso, tente encarar o momento atípico de forma positiva. Todos têm buscado por mais leveza para enfrentar esta situação desafiadora – e se enxergarem a sua aula como um refúgio, continuarão voltando para mais treinos.