Impulsionados pelo espírito Olímpico, batemos um papo inspirador sobre esportes e transição da carreira fitness para o mundo empresarial, com Isaías Rodrigues, atleta, empresário e parceiro do Gympass.

Incentivado por sua mãe, ele iniciou sua vida de atleta aos 5 anos de idade, no Judô e chegou a Tri Campeão Pan Americano, na adolescência. Após uma extensa vivência no ambiente fitness, ele passou de profissional de Educação Física para empresário e dono da Academia eMotion (Vila Olímpia – São Paulo).

Conheça um pouco mais dessa trajetória motivadora!!

Como foi seu início na carreira de atleta?

Isaías Rodrigues: iniciei minha vida esportiva quando aos 5 anos de idade, em 1975, minha mãe me jogou em um tatame para aprender o Judô, que foi o grande impulsionador da minha carreira como atleta e depois como Educador Físico, Personal Trainer e Empresário do Fitness. 

Determinação, Disciplina, educação, humildade, respeito, servidão, autocontrole, coragem, tranquilidade, serenidade, plenitude e lealdade foram valores me passados ao longo de 20 anos como atleta competitivo e de seleção brasileira com o Judô.

Sabemos que suas conquistas começaram já na sua infância. Todas estiveram ligadas ao Judô?

IR: ainda na categoria mirim, fui desde Campeão Paulista, Estadual e Brasileiro, até Penta Campeão Brasileiro, Tri Campeão Pan-americano e Terceiro colocado na Copa mais importante do Judô no Japão em 1986 categoria Junior onde perdi para o Campeão Mundial e Olímpico.

Dos 12 até os 16 anos de idade também fui Campeão Paulista e Brasileiro por duas vezes na natação 100 metros razos e 4X100 medley. Além disso, joguei Handball de 1985 a 1988 pelo clube Sirio e fomos vice-campeão brasileiro no ano de 1987. Volleyball no clube Atletico do Ipiranga de 1984 a 1986. 

Como foi sua carreira na área fitness e a transição para empresário? 

IR: além de uma vida como judoca, tive um ótimo Prof. de Ed. Física na escola que desde o ensino fundamental nos forneceu base e incentivo para a iniciação e conhecimento de muitos esportes e aos cuidados com o corpo e a saúde. Isto me levou a cursar a Faculdade de Ed Física de 1987 a 1989 me formando em Bacharel em Ed. Física. 

No ano de 1988 fui convidado pelo professor de Judô da Cia Athletica para estagiar na academia. Rapidamente a prática da musculação me levou a resultados ainda mais surpreendentes nas competições de Judô. Associado a isto, naquela época na Cia, tive o privilégio de aprender a arte do Jiu Jitsu através dos ensinamentos tão preciosos do Sei Sei Marcelo Bering, já falecido, mas com seu pai Flavio Bering ainda vivo e a quem devo imenso respeito.

Após algumas experiências com a musculação, em 1991 virei Diretor Técnico da academia Physis tendo como responsabilidade toda a parte de gestão da Academia. Passei pela Fórmula Academia (atual Bodytech) e em 1992 participei da minha primeira experiência como atleta de Fisiculturismo, me sagrando Campeão Paulista de Estreantes categoria Pesada.

Em 1995 abri a minha primeira academia chamada Max Action e fui estudar 3 meses na Califórnia para adquirir minha primeira Graduação como Personal Trainer (ISSA). Em seguida, em 1987 obtive minha segunda graduação em Fitness Specialist (ACE).

Três anos depois, abri a minha segunda academia chamada City Athletic Club. Em 2003 fui responsável por todo desenvolvimento, criação e aplicação das academias Pelé Club, que foram compradas posteriormente pela Bodytech. 

E, em 2007, montei a minha academia atual eMotion, parceira do Gympass desde o início da empresa e permaneço nela até o presente momento. 

Quais os desafios você encontrou no momento de pandemia e como reestruturou seu modelo de negócio? 

IR: o mercado fitness no Brasil ainda é muito amador. Temos muito que aprender e nos profissionalizar. O diferencial sem dúvida são os talentos humanos. Os professores brasileiros são incrivelmente bem preparados, carismáticos e normalmente super em forma e bem condicionados o que atrai público consumidor de atividade física do mundo todo. 

Durante a pandemia tivemos que reestruturar nossos negócios e vimos uma oportunidade de transformar a nossa academia em um centro de reabilitação esportivo. Graças a isso, aprendemos muito sobre a necessidade de integração entre as áreas da Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Medicina do esporte. Levar saúde para as pessoas através do movimento virou meu propósito de vida. 

 

Bacharel em Educação Física, licenciado pelas associações Americanas: ACE e ISSA, professor Fisiologia do Exercício na UNifesp – Sp. Pós graduado em Nutrição, Fisioterapia, Fisiologia do Exercício, Yoga, Técnicas e Praticas em Cuidados integrativos, Resistance Training System, Theta Healing, Dinâmica Energética do Psiquismo.
.