O COVID-19 impactou significativamente o mercado fitness em todo o mundo. Fechamentos forçados – por meses em muitas regiões – deixaram academias e estúdios enfrentando cancelamentos e congelamentos de planos, engajamento limitado e uma ampla transição para rotinas de exercícios em casa.

Na reabertura, a maioria das academias relata que apenas uma fração de seus ex-usuários está fazendo check-in – normalmente devido a percepções sobre segurança, desconforto com exercícios dentro de local fechado com outras pessoas ou preocupações financeiras. Outros que compraram equipamentos de exercícios domésticos durante o bloqueio adotaram um novo regime e podem não voltar à academia.

Diante do volume reduzido e da receita limitada, as academias de ginástica devem se esforçar proativamente para construir a lealdade dos associados e aumentar o crescimento de associados para ter sucesso no futuro. Essas considerações importantes são fundamentais para a sobrevivência dos negócios durante este período desafiador.

Comunicar

Dadas as mudanças nas restrições e a incerteza generalizada resultante do COVID-19, é fundamental a comunicação antes, durante e após a reabertura para que seus membros estejam cientes e fiquem atualizados. Aborde novas políticas e procedimentos, como fazer reservas para aulas, uso de máscaras e distanciamento social, e anuncie o que não está disponível no momento.

Compartilhe os detalhes específicos dos protocolos de limpeza, descrevendo as expectativas dos membros, responsabilidades da equipe e procedimentos gerais do clube para ajudar as pessoas a se sentirem seguras para voltar. Considere postar perguntas frequentes no site da sua academia. E incentive os membros a voltar com ofertas especiais por tempo limitado, incluindo uma sessão grátis de 30 minutos com um personal trainer ou uma massagem grátis, por exemplo.
Usar uma variedade de canais para comunicação consistente com seus membros promove maior envolvimento e conexão.

Conectar

A conexão com uma comunidade é um grande benefício que academias e estúdios podem oferecer a seus usuários e pode ser um poderoso incentivo para retornar com a atividade física. Os funcionários devem ser encorajados a demonstrar empatia. Convidar os frequentadores da academia para fornecer feedback sobre a programação ou serviços é outra forma de promover a conexão. É uma boa ideia contatar individualmente todos os ex-clientes que não voltaram para convidá-los para uma sessão, mesmo que seja online ou com um pequeno grupo.

Capitalizar

Para estimular o crescimento dos membros, as academias podem realizar vários esforços, como dar passes de convidados aos membros atuais para que possam trazer um amigo ou membro da família. Os programas de indicação de membros devem ser amplamente anunciados e atraentes tanto para os membros existentes quanto para os novos clientes em potencial. Fornecer várias opções de associação – como apenas no estúdio, apenas virtual, de curto prazo e acesso limitado – pode atrair clientes potenciais adicionais.

Além disso, as academias e estúdios devem entrar em contato com ex-sócios que possam estar prontos para reativá-los, bem como conduzir atividades de divulgação da comunidade para atrair praticantes cujos clubes foram fechados ou que não retornarão às suas antigas instalações. Oferecer promoções especiais por tempo limitado para esse público pode ser particularmente eficaz após os fechamentos promovidos pela quarentena.